27 agosto 2012

Nota sobre a Refundação Comunista sobre as eleições em Ananindeua.


Nas eleições em Ananindeua, apoio as  candidaturas de Luta!

A profunda e prolongada crise mundial do capitalismo, combinada à recuperação do ciclo conjuntural recessivo aqui aberto em setembro de 2008, conformam, em última instância, o pano de fundo da situação política nacional e as movimentações das classes sociais e dos partidos nas eleições municipais de 2012.
.Nessa disputa, especialmente quando o movimento de massas está retomando as mobilizações sociais contra o governo social-liberal de Dilma, a exemplo da bem sucedida greve dos servidores públicos federais ora em curso, os governos sociais-liberais do PT jogam papel chave, pois desde seu início, em 2003, quando reuniam as melhores condições para inaugurar um processo de mudanças profundas em benefício do povo, preferiram adaptar-se a interesses do capital financeiro internalizado, dos monopólios locais e do latifúndio capitalizado, aos quais vem garantindo fabulosos lucros e acenando com espaço vital na arena internacional. Basta ver o processo crescente de entrega ao grande Capital da infraestrutura de transportes do Pais, incluindo os Aeroportos, Rodovias, Ferrovias e Portos, bem como o religioso pagamento da dívida interna aos banqueiros internacionais, com a manutenção do superávit primário.
Em Ananindeua, as forças populares ainda não conseguiram a necessária unidade de ação e de propósitos que fizessem com que o patamar das lutas contra os sucessivos governos que por aqui passaram desde 1997, com suas políticas e práticas contrárias aos interesses e anseios populares, pudessem dar um salto de qualidade e contribuíssem para um real crescimento do protagonismo democrático-popular no terceiro colégio eleitoral da Amazônia.
No campo da disputa municipal, o setor oposicionista de esquerda não conseguiu a organização de uma aliança popular, queincluísse os setores inconformados com os rumos da política nacional, abarcando desde agrupamentos e partidos de vários matizes, a indivíduos e organizações revolucionários. Mesmo assim, entendemos que a candidatura de EDIVALDO ANDRADE – PSOL50, colocada para a disputa da Prefeitura Municipalé a que melhor representa os anseios democráticos-populares e rompe com a fragmentação política e orgânica que caracterizaram disputas anteriores,tornando-se uma candidatura que pode abarcar amplos segmentos sociais eampliar sua densidade eleitoral.
Nesse quadro, a Refundação Comunista aponta para:
1) Centrar o ataque e vencer, ao mesmo tempo, a oposição de direita ao atual Prefeito ( representada pela candidatura do PSDB),  e a candidatura do PMDB, que se saírem vitoriosos pode significar retrocesso grave as  lutas sociais  e os interesses do povo ananin;
2) Apresentar elementos básicos para um programa de governo democrático-popular, que sintetize os principais anseios dos trabalhadores e das classes popularesem Ananindeua, e que possam servir como fator de unidade acima dos caminhos e opções imediatos;
3) Buscar a eleição de parlamentares comprometidos com idéias socialistas, com o combate à reação política, com as lutas do proletariado, com a independência em relação a quaisquer governos e com a construção de instrumentos políticos e institucionais para fortalecer a unidade popular em todos os níveis e momentos.
Considerando os vários postulantes de esquerda e, nesse conjunto, o candidato cujo perfil e inserção reúne as melhores condições para combater os inimigos principais e favorecer a orientação acima delineada, a Refundação Comunista no Pará apóia o nome do companheiroBETO ANDRADE – PSOL 50123 para a disputa da Câmara Municipal de Ananindeua em 2012.
Entendemos que a candidatura de Beto Andradeestá colocadaà esquerda no espectro político ananin, comprometida com as lutas populares e abertas ao diálogo com amplos setores sociais. Candidatura comprometida com a construção do socialismo, mas sem caráter meramente propagandista ou estreiteza política.
Por essas razões, a Refundação Comunista orienta seus militantes a batalharem pela eleição de EDIVALDO ANDRADE – PSOL 50, Prefeito e BETO ANDRADE PSOL -50123, Vereador, em Ananindeua. Convida seus amigos e simpatizantes a cerrarem fileiras em torno dessas candidaturas e iniciar o processo de discussão sobre a constituição de uma frente política de caráter permanente e conteúdo anti-imperialista, anti-monopolista e anti-latifundiário, capaz de aglutinar amplos setores da esquerda e reencantar as multidões, hoje desiludidas com o processo político no país.
  
Ananindeua, 10 de agosto de 2012.
O Comitê Estadual da Refundação Comunista- Pará.

"Eles pensaram que estava tudo
acabado em Mahagonny. Não,
responderam os homens de
Mahagonny!"
(MahagonnySongspiel, de Brecht e Weil)

Nenhum comentário: