19 agosto 2012

Esta é a UNIMED Belém!

Unimed Belém nas barras da justiça

Avalanche de reclamações de consumidores, péssimo atendimento e falta de leitos em UTIs, quartos e enfermarias levaram a promotora de justiça de Defesa do Consumidor Joana das Chagas Coutinho a ajuizar Ação Civil Pública de obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela contra a Unimed Belém, no sentido de que seja proibida de comercializar novos contratos enquanto não comprovar capacidade logística para a demanda total de pacientes. E que também a Unimed suspenda toda e qualquer divulgação publicitária relativa a novos planos de saúde em qualquer meio de comunicação enquanto o problema persistir, sob pena de multa diária por descumprimento de R$10 mil.
A autorização da Agência Nacional de Saúde é o requisito sugerido na ACP para que as publicações voltem a ser veiculadas. Dados da ANS mostram que nos últimos 12 meses foram abertas 223 demandas envolvendo a Unimed Belém, entre estas a lavra de 34 autos de infração e 15 penalizações com multa fixa. Só no Procon/PA foram registrados 491 atendimentos contra a Unimed Belém e 92 não foram resolvidos.
Durante o procedimento administrativo instaurado pelo MP foi constatado que os doentes procuram as unidades de emergência e são encaminhados para tratamento em hospitais. Mas sempre são surpreendidos com a informação de que ‘não há leitos disponíveis’, e obrigados a aguardar na unidade emergencial por horas ou até mesmo dias seguidos.
Em reunião no MPE, uma representante da Unimed Belém chegou a afirmar que “no SUS também tem que esperar!”. A promotora de justiça contrapôs que quando o usuário faz a opção por um plano de saúde particular pretende e deve ser atendido imediatamente – já que paga mensalmente o valor correspondente ao serviço necessário.
Em maio deste ano, o presidente da Unimed, César Neves, admitiu a deficiência de leitos e disse que a Unimed Belém possui em torno de 1264 leitos, 340 mil clientes com contratos assinados e mais de 30 a 40 mil clientes de outras operadoras da empresa de intercâmbio.

Nenhum comentário: