21 setembro 2012

A CULPA DA GREVE NO BANPARÁ É DO GOVERNO ESTADUAL E DA DIREÇÃO DO BANCO!


Dia 24 de setembro, próxima segunda-feira, se inicia o pagamento dos salários dos servidores públicos do Estado e, por culpa direta do governador Simão Jatene, do vice-governador Helenilson Pontes, do candidato do tucano a Prefeitura Zenaldo Coutinho, que indicou o atual presidente do Banpará e da direção do Banco, os funcionários públicos encontrarão as agências em greve.

Conhecemos a intransigência do governo Estadual que, há muitos anos, vem tratando os servidores públicos a pão e água. Mentem para a população, enganam os eleitores, prometem mundos e fundos, mas quando assumem o poder, cai a máscara e o que aparece é a verdadeira face tucana desse partido que despreza os trabalhadores e o povo.

Os bancários e bancárias do Banpará estão em uma justa, legal e legítima greve, lutando pelo direito de negociar sua Minuta específica de reivindicações. Já lemos no próprio site do Banpará que a direção daquele Banco provisionou, na ata de reunião do Conselho de Administração, do qual é presidente o vice-governador, o percentual de 13% para reajuste das verbas salariais. Também verificamos os resultados publicados no Balanço do semestre e vimos que o Banpará tem todas as condições de oferecer uma proposta digna para reajustar os salários de seus funcionários.

Argumentam o arrocho por causa da situação da Celpa. Não são os trabalhadores que tem pagar pelos erros do governo. Se agora a Celpa está dando prejuízo ao Estado, foi porque a privatizaram e ainda assumiram, em lugar da empresa que a comprou, e com o dinheiro público, todos os riscos desse desmando que se configurou um verdadeiro crime contra os interesses e a soberania do Estado do Pará.
Sabemos que o Banpará é uma empresa de economia mista que tem crescido e dado lucro. Em 2011, foram repassados, como dividendos, R$ 66 milhões ao governo estadual. No primeiro trimestre de 2012, foram repassados mais R$ 10 milhões.

Portanto, apoiamos incondicionalmente a greve dos bancários e bancárias do Banpará, assim como repudiamos publicamente quaisquer atos atentatórios ao direito de greve e o uso e abuso de poder econômico do governo estadual e do Banco. Se querem fazer voltar a funcionar as agências do Banpará, que usem o caminho correto, limpo, democrático das negociações respeitosas para com as entidades representativas dos funcionários.

Quando se tem vontade política, com respeito e espírito democrático, com desejo real de valorização dos trabalhadores, se encontra a justa saída.

2 comentários:

Anônimo disse...

VC SÓ ESQUECEU QUE A GREVE É NACIONAL AMIGO.... OU O BANPARA NÃO É LIGADO A FENABRAN?

Marlon George disse...

A greve é nacional, correto. Mas a FENABAN negocia as cláusulas econônicas. Sabemos que cada banco público(BB, Caixa, Basa, BNB e Banpará) tem sua pauta específica e essa pauta não é discutida com a FENABAN, mas sim com as direções dos bancos. Assim, o governo do PT(bancos federais) e o dos tucanos(Banpará, Barinsul, etc..) se esconde na mesa da FENABAN para não negociar. É isso que estamos nos referindo, certo....