25 abril 2009

BASA: protesto contra a reestruturação

Bancários e bancárias do Banco da Amazônia vão às ruas na manhã da próxima terça-feira, dia 28 de abril, para protestar novamente contra a reestruturação administrativa em curso na empresa. A manifestação será organizada pelo Sindicato dos Bancários PA/AP e pela AEBA e ocorrerá em frente à Matriz do Banco, na Av. Pres. Vargas, a partir das 8h.

A reestruturação já em curso foi adotada de forma unilateral pela empresa e retira direitos adquiridos sem nenhuma explicação ou consulta prévia, a exemplo dos descomissionamentos (de Técnicos Científicos - TC´s, de trabalhadores prestes a se aposentar e de empregados com mais de dez anos recebendo comissão), transferências arbitrárias para outras cidades, redução de setores, acúmulo de funções e a sobrecarga de trabalho.

Os trabalhadores têm alertado a sociedade para os riscos de precarização das condições de trabalho, da queda na qualidade do atendimento a clientes e usuários e cobram do Banco a manutenção da identidade mais marcante da empresa: a de ser um banco de fomento para o desenvolvimento da região amazônica.

Sobre o assunto, a empresa limitou-se apenas a realizar uma apresentação em Power Point dando linhas gerais sobre o processo e sem nenhum detalhamento sobre os impactos dessa medida na vida dos trabalhadores. Os representantes do Banco também não informaram às entidades representativas dos empregados o número dos descomissionamentos nas agências.

Diante desse quadro e do silêncio por parte da diretoria do Banco da Amazônia, resistir à reestruturação é o que resta aos trabalhadores.

Fonte: Bancários PA/AP

Nenhum comentário: