25 abril 2009
Basa: reunião sobre a PLR
Para o vice-presidente Marlon Palheta e funcionário do banco, " esperamos que o banco cumpra a regra da FENABAN integralmente, pois só assim haverá uma distribuição mais justa da PLR para toda a categoria bancária do BASA"
Estiveram presentes pelas entidades, o vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Pará, Marlon Palheta, e o diretor do Sindicato, Cristiano Moreno, o vice-presidente da Fetec-CN e presidente da AEBA, Sergio Trindade, os diretores da AEBA, Roosevelt Ferreira e Luis Paulo Amador. Pelo Banco, estiveram presentes Vitor Magalhães e Francisco Moura, como negociadores.
Fonte: Bancários PA/AP
BASA: protesto contra a reestruturação
A reestruturação já em curso foi adotada de forma unilateral pela empresa e retira direitos adquiridos sem nenhuma explicação ou consulta prévia, a exemplo dos descomissionamentos (de Técnicos Científicos - TC´s, de trabalhadores prestes a se aposentar e de empregados com mais de dez anos recebendo comissão), transferências arbitrárias para outras cidades, redução de setores, acúmulo de funções e a sobrecarga de trabalho.
Os trabalhadores têm alertado a sociedade para os riscos de precarização das condições de trabalho, da queda na qualidade do atendimento a clientes e usuários e cobram do Banco a manutenção da identidade mais marcante da empresa: a de ser um banco de fomento para o desenvolvimento da região amazônica.
Sobre o assunto, a empresa limitou-se apenas a realizar uma apresentação em Power Point dando linhas gerais sobre o processo e sem nenhum detalhamento sobre os impactos dessa medida na vida dos trabalhadores. Os representantes do Banco também não informaram às entidades representativas dos empregados o número dos descomissionamentos nas agências.
Diante desse quadro e do silêncio por parte da diretoria do Banco da Amazônia, resistir à reestruturação é o que resta aos trabalhadores.
Fonte: Bancários PA/AP
12 abril 2009
BASA assina acordo coletivo 2008/2009
Assinado o ACT 2008/2009 do Banco da Amazônia | |||
| |||
Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 08 de abril, a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2008/2009 dos empregados do Banco da Amazônia. A assinatura finaliza um longo processo de negociação entre as entidades sindicais e o banco, que se arrasta desde o ano passado.
Durante a reunião, o presidente do Sindicato dos Bancários PA/AP, Alberto Cunha, destacou que as negociações não se encerram com a assinatura do ACT. "Conseguimos avanços neste acordo, mas muito ainda há para se conquistar nas mesas permanentes como o ponto eletrônico, pagamento de horas extras e a isenção de tarifas”. Também estavam presentes na reunião o diretor do Sindicato, Cristiano Moreno; o diretor da Contraf-CUT, Carlindo Abelha; a presidenta da FETEC-CN, Sônia Rocha; o presidente da AEBA, Sérgio Trindade; o diretor da AEBA, Roosevelt Trindade; e o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Raimundo Costa. Para o vice-presidente do sindicato e funcionário do banco, Marlon Palheta, “mais um ano a diretoria do banco demorou para assinar nosso acordo, pois outras instituições como o BB e caixa já assinaram desde o ano passado. Entre diretoria e sai diretoria e a ladainha é a mesma: não temos governabilidade, mas sim Brasília. “ Espero que este ano seja diferente, pois somos ou não somos o mesmo patrão “ finaliza Marlon. Fonte: Bancários PA/AP |
Reestruração BASA!
Mobilização dos empregados faz Banco da Amazônia negociar a reestruturação | |||
| |||
Após uma sequência de manifestações em portas de agências, os empregados do Banco da Amazônia conseguiram fazer com que a direção da empresa declinasse da sua postura autoritária de querer implementar a reestruturação do banco sem dialogar com os bancários. Logo após o ato realizado na manhã desta quarta-feira (8), em frente à matriz do Banco da Amazônia, o Sindicato dos Bancários PA/AP foi convocado para reunir com o presidente do banco ainda nesta quarta-feira, às 17h30, para tratar sobre o assunto. Desde a primeira quinzena de março o Sindicato e a AEBA oficializaram pedido de audiência com a direção da empresa para negociar especificamente sobre a reestruturação administrativa em curso, mas nenhuma resposta tinha sido dada. Até então, o Banco da Amazônia limitou-se apenas a realizar uma apresentação em computador dando linhas gerais sobre o processo e sem nenhum detalhamento sobre os impactos dessa medida na vida dos trabalhadores. “Essa reunião que faremos logo mais com o presidente do Banco da Amazônia não deixa de ser uma conquista para os bancários. Esperamos que esta conversa traga resultados favoráveis aos bancários dentro desse processo de reestruturação, no sentido de proteger os direitos adquiridos pelos trabalhadores da empresa”, afirma Alberto Cunha, presidente do Sindicato dos Bancários PA/AP. Assinatura do ACT 2008/2009 – Ainda nesta quarta-feira (8), às 16h, será assinado o Acordo Coletivo de Trabalho para o período 2008/2009. Na ocasião, as entidades representativas dos trabalhadores pautarão o pagamento da PLR referente ao ano de 2008 e que ainda não foi efetuado. Sobre o assunto, a empresa já adiantou que pretende pagar os empregados no dia 02/05. Fonte: Bancários PA/AP |