02 agosto 2011

Opressões e preparação da Jornada de Lutas serão temas da reunião Coordenação Nacional da CSPConlutas.

A reunião da Coordenação Nacional, que ocorre de 5 a 7 de agosto, em Belo Horizonte (MG), terá como destaque o debate sobre Opressões e a organização da  Jornada de Lutas de Agosto.

A reunião também pretende nortear o debate sobre o processo de mobilizações que se configura país afora com greves de profissionais da Educação de escolas publicas e universidades federais e dos metalúrgicos que lutam contra o governo e os patrões. Além disso, farão parte do debate as mobilizações travadas por organizações do movimento popular, como o MTST, que se mobilizam contra as remoções e desocupações em massa que se intensificam com a proximidade da Copa e Olimpíadas.


Opressão e Exploração – O debate sobre opressões ocorrerá no segundo dia de reunião, 6 de agosto. O tema ganha visibilidade e se configura nos recentes casos de violência aos homossexuais, em exemplos como a da professora Neusa Maria Marcondes que ganhou na justiça processo de crime de racismo contra a diretora de escola que a chamou de “macaca” e das mulheres que sofrem com a violência doméstica e sexual. As questões de gênero, raça e de orientação sexual implicarão no debate sobre machismo, racismo e homofobia sob a ótica dos trabalhadores.

Esta mesa terá a participação dos responsáveis pelos setoriais de mulheres, negros, e LGBT, além de convidados: a professora e autora do livro “A feminização no mundo do trabalho”, Claudia Mazzei Nogueira; o professor e mestre da UFMA e do quilombo Raça e Classe, Roseverck Santos; o presidente da Parada Gay Ideraldo Beltrame  e o deputado federal Jean Willys (PSOL-RJ).

Será apresentada às entidades que compõem a Central a importância da participação de toda a base da CSP-Conlutas na luta pelo fim das opressões como parte da luta política contra a exploração, constituindo-se em um espaço de formação.

Jornada de Lutas e atividades para o próximo período – A reunião da Coordenação também irá debater a reta final de preparação da jornada de lutas, que ocorre de 17 a 26 de agosto com uma grande marcha à Brasília no dia 24, convocada pela Central junto com outras entidades nacionais. Essa Coordenação Nacional tem o objetivo organizar trabalhadores, entidades do movimento popular e estudantes a unirem suas forças e participarem efetivamente dessa mobilização.

Também estarão em discussão na Coordenação Nacional as demais questões sobre a conjuntura nacional e a convocação do primeiro Congresso da CSP-Conlutas em 2012.  No último dia da Coordenação Nacional serão votadas as propostas de resoluções e moções bem como as propostas aprovadas pelos setoriais de trabalho.

As informações sobre os critérios de participação foram enviadas pela secretaria via endereço eletrônico.

A reunião será realizada na sede Sinttel/MG (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais). Rua Sen. Lúcio Bittencourt, 140, Carlos Prates, Belo Horizonte (MG).
 Fonte: cspconlutas

Nenhum comentário: