24 agosto 2007

Campanha Nacional: reuniões agendadas

Houve ontem a primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Nesta rodada foi estabelecido o calendário e o novo formato das próximas reuniões. No dia 30/08 serão discutidas questões relativas às mesas temáticas (Saúde, Igualdade de Oportunidades, Assédio Moral, Segurança) e as Cláusulas novas na Convenção Coletiva Nacional.
A discussão dobre a Remuneração Total, foi agendada para o dia 05/09, pois foi definida na Conferência Nacional do Ramo Financeiro a necessidade de "contratar" toda a remuneração dos trabalhadores, não apenas as partes fixas, como salários.
Os pontos sobre emprego e reivindicações sociais, serão negociados no dia 13/09. Para a última rodada marcada (20/09) está reservada a discussão das cláusulas renováveis.
Na negociação também foi garantida a manutenção da data-base dos bancários em 1º de setembro, o que significa que tudo o que for acordado será retroativo a essa data caso as negociações se prolonguem. E prorrogadas as cláusulas da Convenção Coletiva até 30 de setembro.
A Contraf-CUT ainda pretende agendar audiências com as autoridades públicas do Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério da Fazenda; Ministério da Previdência Social; Ministério Público do Trabalho; Supremo Tribunal Federal; Polícia Federal (relacionada à segurança bancária); a realização de audiências públicas no Senado e na Câmara Federal e viabilização de canais de interlocução com a ANAMATRA.
O objetivo das audiências, entre outros, é tratar de assuntos relacionados ao impacto da venda do ABN-Real na concentração do setor bancário brasileiro; às especulações quanto à fusão BB e Caixa Federal; a fiscalização precária dos bancos por parte do BACEN; o controle social do sistema financeiro com a ampliação do Conselho Monetário Nacional; a expansão do crédito agrícola para pequenos produtores e a agricultura familiar; a universalização do atendimento bancário com mais contratações; e debater a relação do governo com o sistema financeiro.
Mobilização - Na reunião do Comando Nacional, que antecedeu a negociação com a Fenaban, foi aprovado calendário da jornada de lutas com a definição de temas que devem ser debatidos em todas as bases sindicais nas próximas semanas, culminando com atividades em Brasília na semana de 24 a 28 de setembro e que pretendem envolver todos os trabalhadores do sistema financeiro e também a sociedade em geral. Foi marcada ainda, para o dia 25 de setembro, uma plenária para discussão da Campanha Nacional, com a participação de todos os sindicatos do país em Brasília.
Fonte: Seeb PA/AP

Nenhum comentário: