A decisão foi aprovada na assembleia da categoria realizada na manhã de ontem durante celebração do Dia Nacional do Gráfico
Nacionalmente, neste 7 de fevereiro, comemora-se o Dia do Gráfico. Para celebrar a data que é marcada, sobretudo, pelo apontamento de inúmeros desafios, o Sindicato dos Gráficos do Estado do Ceará (Sintigrace) organizou, em Fortaleza, um dia de atividades marcadas por lazer e debate político, como foi o caso da assembleia da categoria.
Na ocasião, debateu-se a importância de filiação da entidade à Central Sindical e Popular Conlutas. Após as falas e intervenções feitas por trabalhadores gráficos, bem como representantes de outras categorias, o presidente do Sintigrace, Rogério Silva, encaminhou a votação que, por unanimidade, aprovou a filiação à Central.
Para Rogério Silva, a decisão veio em boa hora: “Este é um momento histórico para a categoria, porque estamos comemorando o nosso dia e também discutindo algo muito importante, que é essa filiação. E para nós, é fundamental poder contribuir com a luta da classe trabalhadora organizada em um instrumento da própria classe, como é a CSP-Conlutas”, afirma.
Fundado em fevereiro de 1930, o Sindicato dos Gráficos reivindica algumas conquistas, como por exemplo, a regulamentação do trabalho, a inclusão do dia do gráfico na Convenção, o auxílio amamentação para as mulheres trabalhadoras, entre outras. Porém, conforme destaca, necessita de muito mais, como é o caso do piso salarial para o setor convencional, a principal bandeira encampada atualmente.
Para o representante da CSP Conlutas no Ceará, José Batista, ”o Sintigrace é um sindicato combativo e independente dos patrões, mas que esteve por muitos anos isolado do ponto de vista da classe trabalhadora como um todo. Agora, compartilhando o seu dia a dia com as demais categorias, nós estamos dando um importante passo no sentido de fortalecer a Central e a nossa luta”.
José Batista destaca ainda que, à medida em que a CSP Conlutas cresce no estado, aumentam os desafios. “Agora, com a filiação de um Sindicato como o Sintigrace, teremos mais uma categoria para intervir, mobilizar, sugerir novas formas de se organizar. É aumentar a nossa responsabilidade diante da tarefa de mobilizar os trabalhadores para a revolução socialista”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário