06 maio 2010

ELEIÇÕES BANCÁRIOS: RESULTADO PARCIAL, IRREGULARIDADES GRITANTES, UM PROCESSO QUE, INFELIZMENTE, NÃO TERMINA EM SEGURANÇA.

Praticamente terminada a apuração da eleição do sindicato dos bancários, o sentimento da categoria é de que há algo errado.

E o que alimenta esse sentimento é o processo eivado de irregularidades tais como: ausência de regimento eleitoral; não cumprimento do estatuto, que determina que a apuração se dê imediatamente após o término da eleição e a apuração só foi instalado quatro dias após o término da eleição; enquanto isso as urnas ficaram sob poder da atual direção do sindicato; várias urnas largadas na recepção sobre as quais não se sabe: a que horas chegaram, que percurso fizeram dentro do sindicato entre a chegada, a recepção e se ao menos foram para a sala da comissão eleitoral, mas se sabe que nestas urnas estavam os votos de grandes colégios eleitorais, tais como Macapá e Marabá; a total subserviência da comissão eleitoral e da mesa apuradora da CUT, que já havia declarado apoio à chapa 1, atual direção do sindicato; atas sem a numeração das urnas, votos em separado misturados dentro da urna; número de votantes extrapolados sem o devido registro de votos em separado; enfim, tudo somado cria um ambiente de riscos, de suposições, de brechas perigosas que, a nosso ver, colocam sob suspeitas o processo eleitoral, principalmente na apuração.

Ontém, já dizia um bancário bastante assustado com o que estava presenciando: "uma coisa é ganhar no voto, outra coisa é levar na apuração. Isso aqui é uma vergonha, eu estou impressionado com a desfaçatez desse pessoal!" O bancário não quer se identificar por ser do Banco do Brasil, onde teme sofrer retaliações pelo comando da DS.

Sem qualquer segurança diante dos resultados abaixo, apenas transcrevemos do site do sindicato, o que foi apurado até esta madrugada.

Interessante observar que no site do sindicato o título da matéria diz que a chapa 1 já pode ser considerada vencedora. Nos parece que, desde que a apuração foi protelada de quinta, sexta, sábado e só foi instalada na segunda-feira, esse resultado, na apuração, já estava determinado, o que não podemos e nunca poderemos saber é se foi, realmente, pelos votos dos bancários e bancárias.

Para nós, do Banpará, o cenário exige ainda mais união por parte da categoria em torno da AFBEPA, a única entidade que realmente lutará em prol da manutenção e fortalecimento do banco estadual e de seus funcionários. Afirmamos isso porque lembramos

Total de urnas da eleição: 112

Total de urnas apuradas: 95

CHAPA 1 – 1870 (54%)

CHAPA 2 – 1627 (47%)

Um comentário:

Anônimo disse...

Há, Há ,Há....