21 fevereiro 2010

Morre presidente regional do PC do B !


O superintendente do Serviço do Patrimônio da União (SPU) no Pará e presidente regional do PC do B, o ex-deputado estadual Neuton Miranda, de 61 anos, morreu por volta das 23h deste sábado (20) de um ataque fulminante do coração. Ele estava na cidade de Belterra, próxima a Santarém, no Oeste do Estado, a serviço do SPU, quando sofreu o infarto.

Segundo informações de assessores, Miranda passou o dia bem e começou a sentir falta de ar quando se preparava para dormir, em um hotel da cidade. Uma ambulância foi chamada e o superintendente chegou a caminhar até o veículo, onde recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu.

Além de dirigente regional do PC do B, Neuton Miranda era membro do Comitê Central do partido. Durante a ditadura militar, viveu na clandestinidade. Com a anistia, voltou a assumir sua identidade, realizando trabalho político visando a recomposição e legalização do Partido Comunista do Brasil, então proscrito, no Estado. Ele assumiu diversos cargos na administração estadual, entre eles, o de presidente da Cohab, no primeiro governo de Almir Gabriel, mas rompeu com o dirigente tucano, logo após o massacre de Eldorado dos Carajás, em abril 1996, quando foram assassinados 19 trabalhadores rurais sem-terra.

O corpo de Neuton Miranda será transportado de Santarém para a capital ainda neste domingo (21), por um avião cedido pelo governo do Estado. O velório acontecerá na capela mortuária da Beneficência Portuguesa, no bairro do Umarizal.

Na segunda-feira (22), o corpo será trasladado para o salão nobre da Assembléia Legislativa do Estado, onde deve continuar a receber homenagens. O sepultamento está prevista para amanhã, em horário ainda não definido. (Da redação com informações da TV RBA)

Nenhum comentário: