18 setembro 2006

Venham para a assembléia!

Nesta terça tem negociação e assembléia no Sindicato
Assembléia amanhã, às 19h, na dede do Sindicato dos Bancários vai discutir proposta que venha a ser apresentada pela Fenaban na rodada desta terça-feira, 19/09. Os bancários também vão debater as formas de mobilização da categoria para pressionar os banqueiros a apresentar proposta que atenda os anseios da categoria. A participação de todos é fundamental neste momento decisivo da Campanha Salarial.
Banqueiros querem “gastar menos”
Parece que nada satisfaz a ganância dos banqueiros. Depois de divulgar lucros bilionários no primeiro semestre, os bancos vêm à mesa de negociação dizer que querem “gastar menos” que o ano passado com a categoria. Ou seja, quanto mais têm, mais querem pois não pretendem dar aumento real ou melhorar a PLR dos trabalhadores. Na rodada realizada na última sexta-feira (15/09), a Fenaban não apresentou proposta, fugindo do compromisso assumido na rodada anterior e ainda veio com a ridícula desculpa que quer gastar menos porque a inflação está baixa. A próxima rodada está prevista para amanhã, 19/09, quando os banqueiros devem finalmente apresentar proposta para as cláusulas econômicas. Este ano a Fenaban está abusando do desrespeito com a categoria. Estamos chegando ao final de setembro e até agora nenhuma proposta veio da patronal. Isso não acontece há vários anos. A resposta dos bancários será mobilização ainda maior e a preparação para a greve.Segundo a cara de pau dos bancos, o acordo do ano passado custou “muito caro” com o pagamento de aumento real, abono e PLR e que, neste ano, com uma inflação menor, querem pagar menos. Argumento absurdo e falacioso, porque, independentemente da inflação, os bancos bateram recordes de lucratividade. O Comando Nacional dos Bancários não vai nem levar em consideração uma proposta menor que a do ano passado. Os trabalhadores exigem aumento real e PLR maior, como forma de repasse do aumento da lucratividade do setor financeiro.
Mais mobilização
Os Sindicatos de todo o país devem aumentar a mobilização nos próximos dias, preparando a categoria para a greve. Na terça-feira, dia 19, acontece reunião do Comando Nacional, nos dias 20 e 21 estão previstas manifestações e paralisações em todo o país. Na reunião do Comando será definido novo calendário de atividades.

BB e Caixa negociam nesta quarta-feira
As reivindicações complementares dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa serão discutidas em rodadas de negociação que serão realizadas na próxima quarta-feira, dia 20. As duas reuniões ocorrem no período da tarde, sendo que a Caixa agendou para 13h e o BB ainda vai acertar o horário.As Comissões dos funcionários dos dois bancos reúnem-se no mesmo dia, pela manhã para prepararem as negociações da tarde. A Comissão de Empresa do Banco do Brasil se encontra às 10h, na sede da Contraf-CUT de Brasília. Já os membros da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa reúnem-se às 10h na sede da Fenae.

Nenhum comentário: