16 março 2006

2006: Lula outra vez

15/03/2006 - IBOPE: Lula vence Alckmin no 1º turno
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua subindo nas pesquisas de intenção de voto e seria reeleito em primeiro turno se as eleições fossem hoje, segundo revela levantamento do Ibope divulgado nesta quarta-feira (15). O trabalho foi elaborado sob encomenda da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

No cenário com Geraldo Alckmin (PSDB), Anthony Garotinho (PMDB) e Heloísa Helena (Psol), Lula tem 43% da preferência, contra 19% do tucano, 14% do ex-governador fluminense e 5% da senadora alagoana. Haveria ainda 11% de votos brancos e nulos. Outros 8% não souberam ou não opinaram. Segundo o site da CNI, tal configuração representa mais de 50% dos votos válidos ao petista, o que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno.

Ainda assim, o Ibope fez simulações para o segundo turno entre Lula e Alckmin. Neste caso, o presidente teria 49% dos votos, contra 31% do governador de São Paulo ? diferença de 18 pontos percentuais.

Avaliação de governoA avaliação do governo Lula também deu um grande salto em relação à última pesquisa CNI/Ibope, realizada em dezembro do ano passado ? subindo de 29% para 38%. Esse é o percentual de pesquisados que consideram a gestão de Lula como ótima/boa. O índice que considera ruim/péssimo caiu de 32% para 22%.Consideram o governo regular 39% dos entrevistados, contra 37% da pesquisa de dezembro.O índice de aprovação do governo Lula também subiu, desta vez de 42% para 45%. Já o índice de desaprovação caiu de 52% para 39% no mesmo período. Os que não sabem ou não opinaram permaneceram estáveis em 6%.A pesquisa, de abrangência nacional, ouviu 2.002 pessoas entre os dias 8 e 11 deste mês. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Com informações da Folha Online e do site da CNI.

Nenhum comentário: